Na política nacional
- O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que seria "irresponsável" especificar a data de início da vacinação contra a Covid-19 sem o registro e aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- A Abin afirmou neste sábado, por meio de nota, que não produziu relatórios a favor de Flávio Bolsonaro para tentar anular a ação penal que responde por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.O caso foi revelado pela revista Época, que disse que a “autenticidade e procedência [dos documentos] foram confirmadas pela defesa do senador”.
Na justiça
- O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48 horas neste domingo (13) para que o Ministério da Saúde informe as datas de início e término do plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19, inclusive de suas fases de implantação.
- O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), determinou que o MPF (Ministério Público Federal) informe as medidas adotadas para apurar a conduta do procurador Diogo Castor de Mattos, ex-integrante da Operação Lava Jato em Curitiba, pela compra de um outdoor em homenagem à força-tarefa. O ministro também deu a Castor 15 dias para enviar suas explicações ao TCU.
Na economia
- Uma operação da Interpol com a participação das polícias de 32 países, a Operação Turquesa, libertou mais de 100 vítimas de tráfico humano em vários países, entre 27 de novembro e 4 de dezembro. A coordenação global foi feita em Brasília, por autoridades brasileiras.No Brasil, dezessete pessoas foram presas durante a operação turquesa, dez só em Minas Gerais, onde a Polícia Federal desarticulou quatro núcleos: criminosos que cobravam até 100 mil reais pra enviar imigrantes de maneira ilegal para os EUA.
No esporte
- O Corinthians anulou o São Paulo e venceu o clássico Majestoso por 1 a 0, neste domingo (13), na Neo Química Arena, em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão 2020. Apesar da liderança do rival, o Alvinegro teve uma atuação acima do que vem apresentando no campeonato e foi pouco ameaçado.
- Na caça ao líder São Paulo, o Flamengo fez o seu dever de casa e goleou o Santos por 4 a 1 na tarde de domingo no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Gerson, Gabigol (dois de pênalti) e Filipe Luís (Bruninho descontou), o Fla encurtou a distância para cinco pontos, já que o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o rival Corinthians.
No mundo
- O governo Trump reconheceu neste domingo (13) que um grupo de hackers - supostamente apoiado pelo governo russo, de acordo com especialistas federais e privados - invadiu redes do Departamento do Tesouro e a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações do Departamento de Comércio.O governo teme que o ataque tenha atingindo outros setores governamentais.
-Na Rússia, um paciente de 59 anos queixou-se a um otorrinolaringologista de uma policlínica que há vários meses não conseguia respirar pela narina direita.Só depois de fazer uma tomografia computadorizada é que ele se lembrou de que, quando criança, aos seis anos, enfiara uma moeda de copeque no nariz ao brincar.