Uma operação da Polícia Federal visa combater um esquema criminoso de venda de decisões judiciais. Na operação, realizada hoje (14), duas desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia são alvo de mandados de prisão temporária.
Os mandados de prisão temporária foram expedidos pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes. Até o momento os nomes das desembargadoras não foram divulgados.De acordo com as investigações, o esquema de venda de decisões judiciais foi difícil de ser descoberto devido a participação de membros de outros poderes que operavam a blindagem institucional da fraude.
Além das desembargadoras, o STJ também mandou prender um operador de um juiz, além de determinar o afastamento do cargo e da função de todos os servidores públicos envolvidos nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste.
Além do mandado de prisao temporária, também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília e mais quatro cidades da Bahia: Salvador, Barreiras, Catu e Uibaí.