O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou vídeo nesta quarta-feira (13) defendendo punições aos manifestantes que invadiram a sede do Congresso americano no último dia 6. Trump buscou se afastar daqueles que depredaram o Capitólio.
"Eu, quero ser muito claro, condeno a violência que vimos na semana passada. A violência e o vandalismo não tem espaço no nosso país", disse o presidente na gravação.
O vídeo é o primeiro pronunciamento de Donald Trump após a Câmara dos Deputados aprovar o seguimento de um processo de impeachment contra ele. O republicano é acusado de ter "incitado à insurreição" ao incentivar os protestos que resultaram na invasão.
"A invasão ao Capitólio feriu a nossa República e irritou muitos americanos", afirmou o presidente. Sem citar o Partido Republicano, ele falou em um "movimento" político a seu favor e disse que os atos de vandalismo não representam esse grupo.
"A violência de turba vai contra tudo que acredito e tudo o que o nosso movimento acredita. Nenhum apoiador meu pode desrespeitar as forças policiais", prosseguiu Trump, que afirmou apoiar medidas de repressão contra manifestações armadas esperadas para os próximos dias, sobretudo para o dia 20, data da posse do presidente eleito Joe Biden.
R7