Governo conclui não haver benefício com retomada do horário de verão

23/10/2021 às 09:56


O Ministério de Minas e Energia informou, na 6ª feira (22.out.2021), que os estudos apresentados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) não mostram economia significativa de energia com adesão ao horário de verão e, portanto, não vê benefício em retomar a medida. A avaliação foi solicitada por conta da crise hídrica que o país enfrenta.

“A redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã“, relatou a pasta em nota. 

O Ministério conclui que a aplicação do horário de verão não reduziria o consumo no horário de pico e por isso não mitigaria riscos de apagão, como alegam os defensores da medida.

“Desta forma, considerando análises técnicas devidamente fundamentadas, o MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão e que as medidas tomadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) têm se mostrado suficientes para garantir o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na transição do período seco para o período úmido.”

No entanto, especialistas do setor elétrico, que analisaram o documento a pedido do Poder360, afirmam que não há dúvida de que, tecnicamente, a medida reduziria a demanda de 18h às 21h e que ajudaria a reduzir a necessidade de energia de termelétricas, a mais cara. Leia a avaliação dos técnicos.

O reexame foi solicitado pelo secretário Christiano Vieira da Silva no dia 2 de setembro, 1 dia depois de representantes dos setores de turismo, bares e restaurante pedirem ao governo federal o retorno do horário de verão.

O horário de verão foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2019. Na época, disse que a decisão foi tomada com base em estudos técnicos “que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população”.

O Brasil começou a antecipar os relógios em uma hora em 1931. O objetivo era economizar energia, com o aproveitamento da luz solar, e aliviar o pico do consumo de energia, por volta das 18h. Em geral, o horário de verão começava entre os meses de outubro e novembro e vigorava até fevereiro do ano seguinte.

Poder 360

0 resposta para “Governo conclui não haver benefício com retomada do horário de verão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024