A tragédia que resultou na morte do médico Araken Britto evidenciou a falta de educação e respeito aos ciclistas em Natal. Por isso, em reunião ocorrida nesta sexta-feira (28), com secretária Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Jodia Melo, o vereador de Natal, Leo Souza (REPUBLICANOS), defendeu que parte da verba destinada a propaganda do Município, seja utilizada em campanhas educativas, como o respeito no trânsito.
“Estamos impressionados com os comentários que surgiram desde a morte de Araken Britto, mostrando que muita gente não conhece as regras de distanciamento dos ciclistas, por exemplo. Por isso, campanhas de educação são muito importantes para mudar essa realidade. Nosso gabinete já está fazendo isso e a Câmara já se comprometeu a fazer”, afirmou Leo Souza.
A reunião com a secretária Jodia Melo teve a presença de vários representantes do segmento dos ciclistas, como federações, grupos e associações. A vereadora Samanda Alves (PT), também esteve presente.
"Vamos realizar outros encontros para discutir o tema e como a Câmara Municipal de Natal pode ajudar a defender os ciclistas, que estão basicamente arriscando a vida por utilizar uma maneira de deslocamento que deveria ser incentivada e preservada", acrescentou Leo Souza, que é presidente da Comissão de Transporte da Câmara.
O médico Araken Britto morreu na manhã de segunda-feira (24), ao ser atropelado por um caminhão na Avenida Salgado Filho, em Natal, por volta das 5h30. Ele pedalava junto a outros ciclistas quando foi atingido pelo veículo.