Inspirar-se em projetos que dão certo em outros estados é uma prática importante que a Prefeitura de Natal, junto com secretários e o apoio dos vereadores, tem adotado para melhorar os serviços públicos. Nesta sexta-feira (25), o vereador Daniell Rendall participou de uma visita técnica à Clínica Escola do Autismo, em Campina Grande (PB), realizada pelo Comitê da Pessoa com Deficiência.
A visita acontece em um mês simbólico: abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo é conhecer de perto o funcionamento da clínica e estudar formas de replicar o modelo em Natal, oferecendo um atendimento mais completo e humanizado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com apenas um ano de funcionamento, a clínica/escola já tem se destacado pelos bons resultados. Lá, as crianças com TEA recebem suporte de uma equipe multidisciplinar formada por 14 profissionais da saúde e da educação, que trabalham para garantir direitos, acesso aos serviços e promover o desenvolvimento necessário para que elas possam, futuramente, retornar às suas escolas de origem com mais autonomia e inclusão.
Defensor da causa autista, o vereador Daniell Rendall tem atuado ativamente por políticas públicas voltadas às pessoas com TEA. Ele já participou de eventos como a Caminhada da Conscientização do Autismo e é autor de projetos de lei que visam garantir mais direitos às pessoas com autismo e outras condições relacionadas.
“Quando pensamos em educação, é inevitável não pensar naqueles que não têm acesso pleno. Precisamos melhorar muito. O ensino precisa ser inclusivo de verdade, na prática”, ressalta o vereador.