32 clubes de futebol da Série A e Série B publicaram um manifesto com críticas às gestões da CBF e anunciando apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual mandatário da Federação Paulista de Futebol, para a presidência da CBF. A notícia é da CNN Brasil.
O texto compartilhado neste sábado (17) afirma que “futebol brasileiro precisa virar o jogo. Afastados, banidos e impugnados, nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF terminou seu mandato. O futebol brasileiro não pode mais ser jogado nos tribunais. Ele precisa voltar aos gramados”, explicam os clubes.
São os signatários: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória, Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.
Há, portanto, membros tanto da LFU (Liga Forte União) como da Libra. A carta é o resultado de uma reunião neste sábado entre os times que se sentiram desprestigiados na costura política para a escolha do novo presidente. Além das federações, os clubes também votam na escolha do comandante da CBF.
Reinaldo Carneiro Bastos anunciou sua candidatura ao cargo máximo na Confederação Brasileira de Futebol. Pouco depois, os clubes se pronunciaram. Dos 40 times das principais séries, oito não se manifestaram: Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Paysandu, Remo e Athletic-MG.