A deputada Cristiane Dantas, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, denunciou hoje (27) uma série de problemas na saúde pública estadual no interior do Rio Grande do Norte. A deputada, inclusive, encaminhou o pedido de informações sobre a falta de médicos na escala do Hospital Regional de Caicó.
“Acompanhamos por meio de blogs do Seridó que o Hospital Regional de Caicó teria ficado 48 horas sem profissionais no último fim de semana. Nós precisamos continuar cobrando soluções do Governo do estado porque quem perde é quem está na ponta precisando de atendimento, que é a população”, cobrou.
Cristiane também voltou a falar sobre a preocupação com os atendimentos prestados aos pacientes vasculares do estado. A parlamentar apresentou números que apontam o crescimento de amputações no Rio Grande do Norte. Em sua fala, ela repercutiu dados recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) que apontam que 2.143 amputações foram realizadas entre 2022 e 2024, na rede pública.
Para a deputada o cenário é preocupante pois revela falta de resolutividade, na atenção primária e terciária da saúde. “Não é de hoje que falo nesse assunto. A maioria dessas amputações decorre de complicações de diabetes que, devido à demora no atendimento e falta de resolutividade, evoluem para quadros graves.