O deputado estadual Hermano Morais (PV) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para apresentar uma importante iniciativa de seu mandato: a criação do Programa estadual de conscientização e apoio às pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), além da instituição do mês de maio como o período oficial de conscientização sobre o tema no Rio Grande do Norte.
O Transtorno de Personalidade Borderline é uma condição de saúde mental complexa e desafiadora, que afeta profundamente a vida das pessoas diagnosticadas. Segundo o parlamentar, o TPB é responsável por cerca de 20% das internações psiquiátricas e a causa de até 10% dos atendimentos de emergência em saúde mental.
“As pesquisas mostram que cerca de 70% dos pacientes com TPB tentarão suicídio pelo menos uma vez ao longo da vida. Trata-se de um dos transtornos mais graves e letais entre as doenças mentais”, destacou Hermano.
O deputado também fez um apelo por mais sensibilidade e estrutura por parte do poder público. “Pessoas com TPB muitas vezes recorrem aos nossos serviços de saúde e não recebem o atendimento adequado. É fundamental que o Estado do Rio Grande do Norte assuma seu papel como cuidador da saúde mental da população, promovendo a inclusão, o acolhimento e, principalmente, salvando vidas”, finalizou.
