Rosas di Maria 2
299d488a450441417c24e369b14d28cf.jpeg
politica

CMN: PL que cria Conselho da Igualdade Racial passa na Comissão de Direitos Humanos

Durante uma reunião nesta terça-feira (10), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, Trabalho e das Minorias da Câmara Municipal de Natal aprovou e designou projetos de lei para relatoria e debateu assuntos de interesse público. Entre os destaques da pauta, o parecer favorável ao PL 604/2024 encaminhado pelo Executivo que institui o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR) no Município. 

Pelo texto, trata-se de um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, fiscalizador e de controle social, voltado para a representação e assessoramento na implementação de políticas públicas de combate ao racismo e à intolerância religiosa, bem como para a promoção da integração e participação das comunidades negras, indígenas, ciganas, afro-ameríndias, de matriz africana, de terreiros e demais comunidades tradicionais no processo social, econômico, político e cultural da capital potiguar.

"A proposta representa um importante avanço institucional na luta contra o racismo em nossa cidade e contribui para a construção de uma Natal mais democrática, plural e socialmente justa. As emendas que encartamos possuem a intenção apenas de melhorar o texto e garantir ainda mais força para esse conselho. Por exemplo, uma das emendas estabelece que pelo menos metade do órgão seja composta por pessoas negras, indígenas ou minorias étnicas", defendeu o vereador Daniel Valença (PT), relator da matéria.

Outro destaque foi a aprovação do Projeto de Resolução n° 14/2024, de autoria da Mesa Diretora, que concede folga remunerada aos servidores da Câmara Municipal de Natal que doarem sangue, mediante apresentação do comprovante de doação emitido por uma instituição reconhecida. A folga será concedida no dia da doação ou em data a ser combinada com a chefia imediata, de forma a não prejudicar o funcionamento dos serviços. Os servidores interessados em usufruir desta folga devem comunicar previamente a intenção de doar sangue, para que sejam organizadas as substituições necessárias.

A presidente da Comissão, vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), fez a relatoria da proposição e ressaltou sua relevância. "A medida tem claro apelo social, pois atua sobre um dos maiores gargalos da saúde pública: a escassez crônica de doadores regulares de sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente - abaixo dos 3% recomendados pela OMS. No plano local, o Hemonorte enfrenta sazonalmente estoques críticos, especialmente em feriados e períodos de alta demanda, como o Carnaval e ? final do ano. Com essa iniciativa, a Câmara contribui para a manutenção dos estoques e fortalece a cultura da doação".

Os vereadores João Batista (DC) e Eribaldo Medeiros (PV) e a vereadora Brisa Bracchi (PT) também participaram da reunião.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg Banner-Gemini-400px-x-400px.png oorathoria_mobile-1_1.gif cuidare_certo_mobile-01_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "CMN: PL que cria Conselho da Igualdade Racial passa na Comissão de Direitos Humanos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] Mineiro no aeroporto com Bolsonaro

  2. 2

    [VIDEO] Sufoco em avião da Azul saindo de Recife para Natal

  3. 3

    PF prende ex-ministro Gilson Machado no Recife

  4. 4

    O violento quer ser vítima

  5. 5

    [VIDEO] Surpresa: Casal convida para Bolsonaro ser padrinho de casamento

FACEX BANNER MOBILE