BANNER---SITE---GUST-NEGR---400x400px---INSTITU---TORRE-FORTE-2.jpg
LULA | REPRODUÇÃO
politica

Editorial Estadão: Governo Lula diz que agora vai

Em meio a uma reação fortemente negativa dos mercados à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse que prepara mudanças na lei e, eventualmente, até mesmo na Constituição, que obriguem formalmente o Executivo a buscar o centro da meta fiscal, e não seu piso.

É preciso ser muito otimista para acreditar, a partir dessa declaração, que o governo Lula tenha subitamente se convertido ao credo da responsabilidade fiscal. Convém lembrar que, durante a campanha, o petista disse que “é preciso parar com essa babaquice de fazer superávit”. Mais claro, impossível.

Todo ano, o governo deve informar qual é a meta para equilibrar as contas públicas, preferencialmente com superávit fiscal, necessário para sinalizar ao mercado o compromisso de honrar suas obrigações sem que seja preciso aumentar sua dívida. Sob o arcabouço fiscal instituído pelo próprio governo Lula, a meta atual tem uma margem de tolerância de 0,25 ponto porcentual para baixo ou para cima. Como sabemos, o governo passou os últimos tempos considerando o piso da meta como se fosse a meta em si, de modo a dizer que estava “cumprindo a meta”.

Essa falácia foi um dos motivos pelos quais o arcabouço fiscal foi desmoralizado. Além disso, manobras para tirar despesas bilionárias do limite fiscal, sob diversos pretextos, colaboraram para tornar o arcabouço uma piada. O sr. Durigan pode se esforçar para dizer que agora o compromisso fiscal de Lula é sério, mas não se pode condenar quem não caia nessa esparrela.

Assim como o centro da meta de inflação é o objetivo perseguido pelo Banco Central, o centro da meta fiscal deveria ser o horizonte a guiar as ações do governo. O limite inferior deveria servir para acomodar situações realmente imprevisíveis, tais como frustração de receitas com impostos.

O governo tradicionalmente superestima a arrecadação, mas a diferença entre as receitas previstas com a reativação do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), transações tributárias e, mais recentemente, com dividendos, deixou claro que a folga se tornou artifício permanente para gerenciar o Orçamento.

O resultado dessa estratégia perigosa era previsível. Sem reformas para rever os gastos obrigatórios, o arcabouço – assim como o teto de gastos – passou a comprimir as despesas discricionárias. Com um Orçamento apertado, gastos excepcionais para o enfrentamento de enchentes no Rio Grande do Sul, a fraude dos descontos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a ajuda a exportadores afetados pelo tarifaço norte-americano tiveram de ser contabilizados fora das regras fiscais.

É bom lembrar que foi o próprio governo Lula quem mais investiu nessa controversa interpretação de que a lei do arcabouço não dava alternativa ao Executivo que não a de perseguir o piso da meta. O importante, afinal, era atravessar o mandato de Lula bradando que o governo tinha responsabilidade fiscal, ainda que a dívida tenha aumentado mais de dez pontos porcentuais na proporção do PIB ao longo desse período.

A reeleição de Lula é uma oportunidade para um ajuste de rota em seu quarto e derradeiro mandato. Como disse a ex-ministra do Planejamento Simone Tebet, há “gordura de sobra” para ser cortada sem retirar direitos nem comprometer a área social, tais como os bilionários incentivos fiscais e políticas públicas criadas há décadas e que deixaram de fazer sentido.

A situação ganhou ainda mais urgência depois que o Executivo optou por abrir mão de receitas importantes que havia aprovado nos últimos meses, como a tributação sobre bets e as importações de pequeno valor – as famosas “blusinhas”. Essas medidas ampliaram o desgaste do Executivo com o Congresso e minaram a popularidade do governo entre a população.

É preciso, portanto, retomar a política de superávits primários que foi marca do primeiro mandato de Lula. Não se trata de obsessão do mercado, mas de uma maneira de criar condições estruturais para o Banco Central baixar a Selic, hoje em 13,75% ao ano. Somente assim será possível reduzir, também, o endividamento das empresas e das famílias, incentivar investimentos, elevar a produtividade e assegurar o crescimento econômico.

Editorial Estadão

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png Banner_Iluminacao_400x400px.gif 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 320 x 100px.png BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Editorial Estadão: Governo Lula diz que agora vai"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Urgente: Flávio Bolsonaro divulga carta ao povo brasileiro e se diz verdadeiro presidente eleito do País

  2. 2

    Com Flávio nos EUA, Pedro Rousseff pede apreensão do passaporte de Nikolas

  3. 3

    A reação de Jair Bolsonaro à derrota de Flávio

  4. 4

    Veja a carta de Flavio Bolsonaro na íntegra

  5. 5

    Flávio Bolsonaro chegou "em segurança" aos EUA

360x96 Campanha facex.png