Rosas di Maria 2
Lula | Foto: Ricardo Stuckert / PR
politica

Lula critica EUA e pede fim de “maldito bloqueio” a Cuba

Lula voltou a criticar o embargo dos Estados Unidos contra Cuba e defendeu que os americanos suspendam o “maldito bloqueio” à ilha. Em declaração feita durante a 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum em Defesa da Democracia, em Barcelona, o petista afirmou:

“Estou preocupado com Cuba, muito preocupado. Cuba tem problema, mas é um problema dos cubanos, não é problema do Lula, da Claudia [Sheinbaum] ou do Trump. É um problema do povo cubano. Pare com esse maldito bloqueio a Cuba e deixe os cubanos viverem a vida deles. Não é possível que nós fiquemos quietos diante disso.”

A declaração ocorre em meio ao agravamento da crise na ilha, marcada por escassez de combustível, apagões frequentes e falta de alimentos. Cuba enfrenta uma das piores situações econômicas de sua história recente.

No sábado (18), o Brasil divulgou um comunicado conjunto com México e Espanha em que os países cobram “respeito” à soberania cubana. Na nota, os países “reiteram a necessidade de respeitar, em todos os momentos, o direito internacional e os princípios da integridade territorial, da igualdade soberana e da solução pacífica de controvérsias, consagrados na Carta das Nações Unidas”.

O documento anuncia reforço de ajuda humanitária. 

“[Brasil, México e Espanha] expressam sua profunda preocupação com a grave crise humanitária que afeta o povo cubano e instam para que sejam tomadas as medidas necessárias para aliviar essa situação e prevenir ações que agravem as condições de vida da população ou contrárias ao direito internacional. Comprometem-se a intensificar a resposta humanitária coordenada, visando a aliviar o sofrimento do povo cubano.”

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 580X400_BANNER.gif Banner_400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Lula critica EUA e pede fim de “maldito bloqueio” a Cuba"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    ‘Noite das astronautas’: Michelle Bolsonaro reposta vídeo com relato de festa de Vorcaro

  2. 2

    Noruega perde titular por lesão antes de duelo contra a Costa do Marfim na Copa

  3. 3

    OAB/RN abre processo ético contra advogado Daniel Alcides após vídeos de violência

  4. 4

    Morre advogado Herbert Mota, ex-vereador e ex-juiz eleitoral do RN

  5. 5

    Urgente: Raimundinho Alves deixa o Governo

BLOG 360X96.png