Rosas di Maria 2
LULA | Foto: Ricardo Stuckert / PR
politica

"Pensei que Obama ia me indicar ao Nobel", diz Lula sobre Irã

O presidente Lula afirmou que chegou a acreditar que seria indicado ao Prêmio Nobel da Paz após participar de uma negociação internacional com o Irã, em 2010. A declaração foi feita nesta segunda-feira (20), durante discurso na Alemanha.

Ao relembrar o episódio, Lula destacou que ajudou a costurar um acordo para limitar o uso de urânio enriquecido apenas para fins pacíficos. “Quando ele assinou, eu pensei que o Obama ia me indicar para o Prêmio Nobel da Paz”, disse, ao citar o momento em que o então presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad aceitou a proposta.

Segundo Lula, o acordo foi negociado em Teerã junto com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e previa que parte do material nuclear iraniano fosse transferido para a Turquia como forma de dar garantias à comunidade internacional. Ele afirmou ainda que a proposta teria sido baseada em uma sugestão do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Apesar da negociação, Lula disse que Estados Unidos e países da União Europeia decidiram endurecer as sanções contra o Irã logo depois, o que, segundo ele, frustrou o acordo e a expectativa de reconhecimento internacional pela mediação.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 580X400_BANNER.gif Banner_400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para ""Pensei que Obama ia me indicar ao Nobel", diz Lula sobre Irã"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    ‘Noite das astronautas’: Michelle Bolsonaro reposta vídeo com relato de festa de Vorcaro

  2. 2

    Noruega perde titular por lesão antes de duelo contra a Costa do Marfim na Copa

  3. 3

    OAB/RN abre processo ético contra advogado Daniel Alcides após vídeos de violência

  4. 4

    Morre advogado Herbert Mota, ex-vereador e ex-juiz eleitoral do RN

  5. 5

    Urgente: Raimundinho Alves deixa o Governo

BLOG 360X96.png