O governo Lula, por meio da Embratur, informou à coluna que a contratação de uma empresa de um sócio de Daniel Vorcaro para o aluguel de cruzeiros na COP30 seguiu todos os trâmites legais e foi auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A notícia é do Metrópoles. Conforme revelou a coluna mais cedo, a Secretaria Especial da COP30, vinculada à Casa Civil, usou a Embratur para fretar os navios que serviram de hospedagem para delegações durante a COP30. O aluguel custou R$ 350,2 milhões.
A Embratur, porém, não alugou os navios diretamente. A agência estatal contratou a “Qualitours Agência de Viagens e Turismo Ltda”, que fretou os navios de duas empresas armadoras conhecidas no mercado: a MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros.
A Qualitours pertence ao empresário Marcelo Cohen. Ele é apontado como sócio do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do encrencado Banco Master, no hotel de luxo Botanique, localizado na turística cidade de Campos do Jordão (SP).
Em nota à coluna, a Embratur ressaltou que a Qualitours foi contratada por meio de chamamento público. Segundo a agência, o contrato foi auditado e aprovado por unanimidade pelo TCU, que considerou a modalidade mais vantajosa do que a contratação direta.
“No Acórdão 756/2026, o tribunal considerou ‘a plausibilidade da fundamentação técnica, jurídica e estratégica para a decisão, bem como os estudos preliminares que a sustentaram’. Além disso, o TCU também atestou que o modelo adotado pela Embratur se mostrou ‘economicamente mais vantajoso em comparação à alternativa de afretamento direto’”, diz nota da Embratur.