Rosas di Maria 2
Jair Bolsonaro chegando em casa para cumprir prisão domiciliar temporária, após ter recebido alta hospitalar.  • REUTERS/Adriano Machado
politica

Dosimetria: O que muda para Bolsonaro e condenados do 8/1 se veto cair

O Congresso analisa na quinta-feira (30) o veto do presidente Lula ao chamado PL da Dosimetria. Se o veto for derrubado, o projeto altera regras de cálculo e cumprimento de penas e pode reduzir o tempo de prisão de condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No caso de Bolsonaro, condenado a mais de 27 anos, a mudança pode antecipar a ida ao regime semiaberto. Pela regra atual, isso ocorreria por volta de 2033. Com o novo texto, o prazo pode cair para cerca de 2029, dependendo da aplicação das regras e de possíveis abatimentos de pena.

O projeto também muda a forma de calcular as condenações: em vez de somar penas de crimes cometidos no mesmo contexto, passa a valer apenas a pena do crime mais grave, o que pode reduzir o total de anos de prisão.

Outro ponto é a criação de redutores para quem participou dos atos sem liderança ou financiamento. Nesses casos, a pena pode cair de um terço até dois terços. Além disso, o texto permite que o trabalho também conte para diminuir a pena, além do estudo.

Para que as mudanças entrem em vigor, o veto precisa ser derrubado por maioria absoluta: 257 votos na Câmara e 41 no Senado.

 

CNN BRASIL

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 580X400_BANNER.gif Banner_400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Dosimetria: O que muda para Bolsonaro e condenados do 8/1 se veto cair"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    ‘Noite das astronautas’: Michelle Bolsonaro reposta vídeo com relato de festa de Vorcaro

  2. 2

    Noruega perde titular por lesão antes de duelo contra a Costa do Marfim na Copa

  3. 3

    OAB/RN abre processo ético contra advogado Daniel Alcides após vídeos de violência

  4. 4

    Urgente: Raimundinho Alves deixa o Governo

  5. 5

    Morre advogado Herbert Mota, ex-vereador e ex-juiz eleitoral do RN

BLOG 360X96.png