O governo Lula estuda usar recursos do FGTS para ajudar na renegociação de dívidas das famílias. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, após reunião com parlamentares em Brasília.
Segundo o ministro, a proposta ainda está em análise e depende de avaliação conjunta com o Ministério do Trabalho, principalmente por causa das regras e da rigidez do fundo. Ele afirmou que o uso do FGTS pode ser autorizado caso seja considerado viável para o refinanciamento de dívidas.
Segundo o portal R7, o governo também estuda criar diferentes linhas de renegociação, voltadas a pessoas físicas, pequenos empresários, MEIs e trabalhadores informais. A ideia inclui ainda mecanismos para evitar novo endividamento após os acordos, como restrições a crédito em determinados setores.
As medidas ainda não foram detalhadas e devem ser apresentadas nos próximos dias, segundo o ministro.