Rosas di Maria 2
WhatsApp Image 2026-06-21 at 13.19.48.jpeg
seguranca

Credenciais de agentes do Pará foram usadas em alertas falsos da Defesa Civil

A Polícia Federal investiga o envio de alertas falsos da Defesa Civil que atingiram milhões de celulares em diferentes regiões do país entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20). Segundo documentos enviados pelo governo federal à investigação, as mensagens foram disparadas com credenciais de dois agentes da Defesa Civil do Pará, a informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, as credenciais utilizadas tinham autorização para operar apenas no estado do Pará, mas foram usadas para emitir alertas em diversas unidades da federação, o que reforça a suspeita de invasão ao sistema. As mensagens chegaram a moradores de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Rio Branco.

Os alertas continham conteúdos sem relação com situações de emergência, incluindo termos como "misantropia", "misantropi4" e até referências a "ataque alienígena". Em Belo Horizonte, uma das mensagens enviadas por SMS dizia: "Defesa Civil: ATAQUEALIENIGENA,HUMANOSCHEGAMOSmisantropo".

Segundo os registros, os primeiros disparos ocorreram por volta das 23h40 de sexta-feira. Novas mensagens foram enviadas entre 1h20 e 1h23 da madrugada usando outra credencial vinculada à Defesa Civil paraense. Todas as notificações foram classificadas como de nível extremo, categoria reservada para situações que exigem ação imediata da população.

Após identificar a irregularidade, a Defesa Civil bloqueou as credenciais utilizadas, retirou a plataforma do ar temporariamente e comunicou o caso ao Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal (CTIR Gov). O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou que a principal hipótese é de ataque hacker.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 580X400_BANNER.gif Banner_400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Credenciais de agentes do Pará foram usadas em alertas falsos da Defesa Civil"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] “O Neymar não conheceu a esposa dele na cadeia”, diz Nikolas a Lula

  2. 2

    CBF atualiza situação de Raphinha, substituído no primeiro tempo

  3. 3

    Os dois motivos que mais irritaram Lula sobre o envolvimento de Jaques Wagner no caso Master

  4. 4

    Jaques pede que pauta-bomba contra o governo vá ao plenário do Senado

  5. 5

    Alexandre de Moraes tem um déficit de autoridade

BLOG 360X96.png