Rosas di Maria 2
Rosa Weber (Foto: Carlos Moura/STF)
politica

Itamaraty concede passaporte diplomático a Rosa Weber por "interesse do país"

O Ministério das Relações Exteriores concedeu um passaporte diplomático à ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber. A autorização foi publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União e tem validade de cinco anos. A concessão foi feita com base na previsão do regulamento que permite a emissão do documento, por decisão do chanceler Mauro Vieira, para pessoas que devam portá-lo em razão do "interesse do país".

Embora o regulamento liste autoridades que têm direito ao passaporte diplomático, como presidente da República, ministros, governadores e parlamentares, a norma também prevê essa exceção. Rosa Weber não é a primeira ex-ministra do STF beneficiada pelo dispositivo. Nomes como Eros Grau, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Ayres Britto também receberam o documento após deixarem a Corte.

O passaporte diplomático garante facilidades como atendimento em filas exclusivas em aeroportos e, em alguns países, isenção ou simplificação na concessão de vistos. A utilização do critério de "interesse do país", no entanto, é alvo de questionamentos de especialistas, que defendem uma definição mais objetiva para evitar interpretações amplas sobre a concessão do benefício.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Itamaraty concede passaporte diplomático a Rosa Weber por "interesse do país""

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    URGENTE: Tiroteio em Areia Preta

  2. 2

    Editorial: Os magistrados estão encurralados

  3. 3

    Consult/Tribuna do Norte: Styvenson lidera soma e primeiro voto; Hélio vence no segundo voto

  4. 4

    Consult/Tribuna do Norte: Allyson Bezerra e Álvaro Dias estão tecnicamente empatados na corrida pelo Governo

  5. 5

    Câncer no intestino após Covid: entenda o diagnóstico de Lúcio Mauro Filho

BLOG 360X96.png