Rosas di Maria 2
Kassio Nunes marques | Foto: Rosinei Coutinho/STF
politica

Cúpula do TSE avalia proibir uso de IA em campanhas eleitorais

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Kassio Nunes Marques, sinalizou a auxiliares que há um “sentimento” de ala da Corte eleitoral de que proibir o uso de inteligência artificial na produção de vídeos para a campanha eleitoral pode ser uma solução mais eficiente para evitar abusos.

A notícia é da CNN Brasil. Nunes Marques não antecipou como pretende votar sobre o tema no julgamento de uma ação que avaliará o uso de deepfake na convenção do PL (Partido Liberal), com a reprodução de uma mensagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele também leva em conta o excesso de ações contra vídeos de IA durante o período eleitoral e os riscos dos cortes viralizarem nas redes sem a sinalização sobre o uso da tecnologia.

O assunto será discutido pelos ministros do TSE em uma reunião prévia, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (12). Nunes Marques deve pautar para o dia 17 de agosto o julgamento contra a campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A ação do PT discute um vídeo produzido com inteligência artificial no qual Bolsonaro aparece declarando apoio à candidatura do filho à Presidência. A discussão deverá definir até onde a Justiça Eleitoral pode permitir o emprego da tecnologia sem abrir espaço para manipulações e abusos.

A reunião de quarta-feira também deverá tratar de pesquisas eleitorais. Nunes Marques é relator de uma ação apresentada pela campanha de Flávio Bolsonaro contra uma pesquisa AtlasIntel que indicou queda do senador após a revelação do caso Dark Horse. O presidente do TSE suspendeu a pesquisa a pedido da campanha.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Cúpula do TSE avalia proibir uso de IA em campanhas eleitorais"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VIDEO] A versão potiguar do ataque feito por Moraes ao sigilo da fonte e a imprensa

  2. 2

    A bronca de Michelle em Jair Bolsonaro na frente da cúpula militar

  3. 3

    [VÍDEO] Rota do Sol (e do perigo)

  4. 4

    Lindbergh Farias aponta Soraya Thronicke e jornalista da Piauí como origem da acusação contra Alfredo Gaspar

  5. 5

    Careca do INSS menciona secretário potiguar de Lula em mensagens entregues à PF

BLOG 360X96.png