O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou nesta terça-feira (22) que o ministro Cristiano Zanin, do STF, foi sorteado como relator do mandado de segurança que pede a instalação de uma CPI no Senado para investigar as relações dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Segundo Vieira, o pedido busca obrigar o Senado a instalar a comissão, que já teria reunido assinaturas suficientes. O senador afirmou que espera uma decisão liminar de Zanin para determinar a criação da CPI e defendeu que os fatos sejam apurados pelo Legislativo.
O pedido foi apresentado depois de senadores reunirem assinaturas para a abertura da comissão. Vieira afirma que o requerimento conta atualmente com 41 assinaturas. Em março, ele já havia recorrido ao STF para tentar destravar a CPI, quando o pedido tinha 53 assinaturas e aguardava leitura pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Com informações do O Antagonista