Com o tema “Humanização e o storytelling como tempero da estratégia”, o marqueteiro e jornalista Alan Oliveira palestrou nesta terça-feira (24), em Florianópolis/SC, durante o Compol Brasil, considerado o maior evento de comunicação institucional e marketing político da América Latina.
Em sua apresentação, Alan destacou cases de algumas das 15 campanhas eleitorais realizadas por sua agência, a Persona Marketing, somente em 2025. Ele chamou atenção para estratégias vencedoras em disputas consideradas improváveis, além de ações consistentes de gestão da comunicação oficial durante os mandatos.
Simbologia, reputação, gestão de imagem e IA na política
Com criatividade, Alan recorreu à simbologia do basquete ao homenagear o ídolo Oscar Schmidt, com quem trabalhou em uma campanha publicitária em Natal/RN. Ele fez uma analogia entre o recorde histórico de arremessos de três pontos de Oscar e o uso, ou a ausência, da inteligência artificial na comunicação política, destacando a importância do elemento humano como diferencial estratégico.
Durante a palestra, foram apresentados exemplos de prefeitos do Rio Grande do Norte que conseguem equilibrar com sucesso a comunicação institucional e a comunicação pessoal. Além disso, foram expostos cases nacionais, como o do prefeito Topázio Neto (Florianópolis/SC) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ambos reconhecidos pelo posicionamento estratégico em suas gestões.
Outro ponto de destaque foi a repercussão do caso envolvendo a prefeita de Marituba/PA, Patrícia Alencar, após a divulgação indevida de um vídeo pessoal. Segundo Alan, a resposta rápida e assertiva diante da crise, somada à imagem consolidada da gestão, foi decisiva para conter danos e sustentar o apoio popular, inclusive no ambiente digital.
As boas práticas em comunicação pública do RN ganharam destaque nacional. Entre os cases apresentados, chamaram atenção o quadro “Repórter Mirim”, da Prefeitura de Pedro Avelino, e ações de prefeitos como José Figueiredo (São José de Mipibu), Wedna Mendonça (Passagem), Aize Bezerra (João Câmara) e Ricardo Brito (Pureza), todos do RN. Esses exemplos foram citados com foco no pertencimento e na conexão com a população.
“O Compol é um movimento de conteúdo diferenciado sobre como se deve fazer comunicação pública e marketing político no Brasil. Esta foi nossa segunda participação no evento, e é uma honra compartilhar as experiências da Persona e celebrar nossas conquistas com a equipe, os clientes e o público nacional”, declarou Alan Oliveira.
Persona Summit 2025 já tem data confirmada
Durante o evento, Alan também confirmou a 2ª edição do Persona Summit, marcada para 23 de outubro de 2025, no Holiday Inn Natal. Os ingressos promocionais estão disponíveis pelo Sympla, e as novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial @personasummit.
Entre os primeiros nomes confirmados para o line-up do evento estão: a prevista de Marituba/PA, Patrícia Alencar (teve no evento na primeira edição e volta após repercussão de vídeo que viralizou sobre sua dança nas redes sociais), Lucas Pimenta (SP), Emerson Saraiva - Eleja-se (PB), Fred Perillo (MG), Marcello Natale (SC), Júnior Campos (PB), Bárbara Silva (DF), além do próprio Alan Oliveira (RN).