O líder do Hezbollah, Naim Qassem, afirmou neste sábado (27) que o acordo-quadro entre Israel e Líbano assinado em Washington é "nulo", uma "humilhação" e uma renúncia à soberania, devendo ser substituído pelo memorando entre Irã e EUA.
A notícia é da CNN Brasil. Qassem declarou que qualquer tentativa de vincular a retirada de Israel do sul do Líbano ao desarmamento do grupo ultrapassava "linhas vermelhas".
Israel e Líbano assinaram um acordo-quadro em Washington na sexta-feira (26), após vários dias de negociações para garantir o fim dos combates entre Israel e os militantes do Hezbollah — grupo apoiado pelo Irã —, embora ambos os lados tenham apresentado o acordo como um passo inicial.
Israel e Líbano negam que tropas israelenses deixaram território libanês
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o acordo permite que as forças de Israel continuem ocupando o sul do Líbano caso o Hezbollah não se desarme.