Rosas di Maria 2
Valdemar Costa Neto  • Beto Barata/PL
politica

A aliados, Valdemar minimiza bloqueio de bens e diz ver ação política

Investigado pela Polícia Federal por ingerência ilícita em emendas parlamentares, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vem minimizando a gravidade do caso para aliados de São Paulo, dizendo que a decisão do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), de bloquear R$ 119 milhões em bens teve motivação política.

Um desses interlocutores, ouvido pela Folha após uma conversa com Valdemar, disse que, para o presidente do PL, seu envolvimento na investigação seria um contraponto político à operação deflagrada sob autorização do ministro André Mendonça contra Jaques Wagner (PT-BA), que era líder do governo no Senado até ser relacionado ao escândalo do Banco Master.

Valdemar vem defendendo, nessas conversas, que tem direito de indicar, a deputados e lideranças de sua legenda, prefeituras e projetos que poderiam receber emendas parlamentares, sob o argumento de que ele deve trabalhar para que seus aliados políticos possam obter recursos para ações de suas gestões.

A tese é similar à usada pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (Republicanos-MG), alvo de desdobramentos da mesma investigação .

A PF afirma que as emendas "foram forjadamente encaminhadas e desviadas" e que o próprio Valdemar pode ter sido o beneficiário final. Cerca de R$ 104 milhões já haviam sido efetivamente pagos, diz a corporação.

Em sua decisão, Dino ressaltou que o ex-deputado não tem direito à indicação de emendas e apontou possível atuação de servidores da Câmara como operadores de Valdemar.

No dia 10, quando as suspeitas da PF e a decisão de Dino vieram a público, os advogados de Valdemar, Marcelo Ávila de Bessa e Thiago Fleury, disseram que "a decisão parte de premissas frágeis, inferências subjetivas e de uma indevida criminalização da atividade político-partidária".

Painel - Folha de São Paulo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "A aliados, Valdemar minimiza bloqueio de bens e diz ver ação política"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Empresários denunciam "chantagem" do Governo do RN para antecipar pagamento de ICMS

  2. 2

    [VIDEO] A dancinha do diretor do Walfredo Gurgel enquanto população morre no Hospital

  3. 3

    Barão do Trigo: MPRN e forças do Gaesf deflagram operação contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

  4. 4

    A festa com celular proibido que reuniu Vorcaro, Augusto Lima e Alcolumbre

  5. 5

    Torcida do ABC esgota ingressos e prepara Arena das Dunas para recorde de público

BLOG 360X96.png