Rosas di Maria 2
Congresso dos EUA  • 27/10/2025 REUTERS/Kylie Cooper
politica

Congresso dos EUA pede ação de Trump contra Brasil por projeto de big techs

Um grupo de 20 congressistas republicanos dos Estados Unidos pediu ao governo Donald Trump que adote medidas contra o Brasil em razão do projeto de lei que regulamenta os mercados digitais e amplia os poderes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre práticas anticoncorrenciais das big techs. A solicitação foi enviada na quinta-feira (23) ao Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).

No ofício, os parlamentares afirmam que o projeto apresentado pelo governo Lula reproduz regras adotadas pela União Europeia e cria um regime regulatório que, segundo eles, prejudica plataformas digitais americanas. Os congressistas também citam a investigação da Seção 301, que resultou na imposição de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros, e dizem que a proposta amplia políticas consideradas discriminatórias contra empresas dos Estados Unidos.

O projeto de lei ainda não tem data para ser votado na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiou a análise da proposta diante da resistência de partidos do Centrão e da direita, que alegam haver risco de abertura para a regulação de conteúdo nas plataformas digitais.

 

Com informações da CNN Brasil 

 

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Congresso dos EUA pede ação de Trump contra Brasil por projeto de big techs"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Empresários denunciam "chantagem" do Governo do RN para antecipar pagamento de ICMS

  2. 2

    O assessor potiguar do Planalto que abriu o Ministério da Saúde para amiga de Lulinha

  3. 3

    O nó que Alexandre de Moraes não conseguiu desatar na relação entre Lula e Alcolumbre

  4. 4

    [VIDEO] A dancinha do diretor do Walfredo Gurgel enquanto população morre no Hospital

  5. 5

    Barão do Trigo: MPRN e forças do Gaesf deflagram operação contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

BLOG 360X96.png