Fetronor cobra urgência em obra de desvio na BR 304

25/04/2024 às 04:59


Com a impossibilidade do tráfego no trecho da BR 304, na altura do município de Lajes, que ficou comprometido desde o início desse mês devido as fortes chuvas que derrubaram a ponte que existia no local, o setor de Transportes que atua no Rio Grande do Norte cobra urgência na conclusão da obra do desvio da rodovia. O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, se manifestou alegando que os prejuízos aumentaram com o incidente e a demora para solucionar o problema.

“Infelizmente, essa situação afeta o cidadão e toda a cadeia produtiva, que inclusive já anunciou grandes dificuldades e aumentos nos custos, causados por essa alteração exagerada no percurso”, disse ele.

Com a impossibilidade do tráfego no trecho, os transportes que circulam naquela rodovia precisam fazer outros desvios de rotas que chegam a aumentar o percurso em dezenas de quilômetros, consequentemente, ampliando o tempo de viagem em pelo menos duas horas.

“Esses outros desvios (por rodovias estaduais e municípios da região) causam transtornos à população e aos operadores de transportes, seja porque a viagem fica mais longa e cansativa, seja porque isso implica em aumento de custos, como, por exemplo, o combustível”, relata a nota da Fetronor.

Para o Presidente da Federação de Transportes, Eudo Laranjeiras, os prejuízos se acumulam. . O Presidente acrescenta que todos os que operam e se servem do transporte, tanto de passageiros como de cargas, estão sendo fortemente afetados com esse atraso em uma obra que é emergencial.

Eudo destaca que a necessidade da conclusão da obra do desvio é urgente. “Precisamos da conclusão dessa obra o quanto antes, tanto para restaurar minimamente o tempo de deslocamento da população, quanto para evitar maiores impactos nos custos das operações de transportes, que podem gerar efeitos na economia local”, afirma.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela obra, anunciou que a conclusão desse desvio, que a princípio estaria pronto em 15 dias, só deve operar no próximo mês. O atraso se deve, segundo o órgão, às “constantes chuvas” que teriam atrapalhado os serviços.

Enquanto, isso, a reconstrução da ponte – principal ligação entre Natal e Mossoró – sequer tem previsão para ficar pronta. O DNIT diz que está analisando o anteprojeto para contratação emergencial para, posteriormente, começar o processo de contratação e que a nova estrutura terá “conformações diferentes” da ponte anterior.

Tribuna do Norte

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