Rosas di Maria 2
politica

EUA encerram presença militar no Afeganistão depois de 20 anos

O último avião dos EUA que transportava militares deixou o aeroporto de Cabul nesta 2ª feira (30.ago.2021). Assim, o país encerra a presença militar no Afeganistão depois de 20 anos.

A saída estava marcada para 3ª feira (31.jul), mas o general Kenneth McKenzie confirmou que os EUA finalizaram a retirada de norte-americanos e aliados afegãos às 16:29 – horário de Brasília.

Segundo ele, a “vasta maioria” dos norte-americanos que tentaram deixar o país foi evacuada. Também classificou a retirada de civis como a maior operação dessa natureza realizada pelas forças armadas dos EUA.

“Continuamos tentando alcançá-los e estaríamos preparados para trazê-los até o último minuto, mas nenhum deles conseguiu chegar ao aeroporto e ser acomodado”, disse McKenzie sobre cidadãos norte-americanos e aliados afegãos que permanecem no país.

Os EUA transportaram cerca de 120 mil pessoas, 5.000 delas eram norte-americanas, e pilotos foram avisados que atravessariam um “espaço aéreo descontrolado” acima de Cabul. O último voo que carregava civis partiu cerca de 12 horas antes do último avião militar. A antecipação do fim definitivo das ações militares norte-americanas no Afeganistão pode ter sido motivada pelas explosões que atingiram o aeroporto de Cabul na última 5ª feira (26.ago).

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para "EUA encerram presença militar no Afeganistão depois de 20 anos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Natal: Arenga na igreja Santa Teresinha

  2. 2

    Policia Militar continua em guerra interna

  3. 3

    URGENTE: Tentativa de fuga em massa na Cadeia Pública de Mossoró

  4. 4

    [VIDEO] Pressão aumenta contra Governo: Neilton divulga vídeo em apoio aos PMs e Bombeiros no retorno das promoções

  5. 5

    Opinião do Estadão: Supremo bagunça as redes sociais

FACEX BANNER MOBILE