Rosas di Maria 2
Pesquisadores potiguares desenvolvem aparelho que substitui olho humano em exames oftalmológicos
politica

Pesquisadores potiguares desenvolvem aparelho que substitui olho humano em exames oftalmológicos

Um dispositivo desenvolvido pelo médico oftalmologista Paulo de Souza Segundo, de 43 anos, promete beneficiar o ensino e o mercado da Oftalmologia. O aparelho dispensa a presença do olho humano durante o treinamento para prescrição dos óculos no refratômetro, um instrumento óptico fundamental para as consultas oftalmológicas.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP), Paulo começou a desenvolver o protótipo do Simulador de Retinoscopia acoplado ao Refratômetro em 2019 e o nomeou de Eyezowski, pela semelhança com o personagem Mike Wazowski do filme de animação 'Monstros S.A.'.

“O Simulador se propõe a facilitar o ensino da oftalmologia com potencial de promover resultados bem mais promissores no processo ensino-aprendizagem que as metodologias tradicionais. Isso possibilita a simulação da técnica da retinoscopia em ambiente real, substituindo o olho humano do paciente no treinamento, com utilização de dispositivo portátil, acoplável a qualquer consultório oftalmológico e com custo acessível”, explica o pesquisador.

A novidade desenvolvida pelo potiguar está em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que demonstra em relatórios a necessidade do desenvolvimento de ferramentas que beneficiem a formação e o estudo especializado de profissionais oftalmologistas.

O orientador do projeto, professor doutor Francisco Irochima, afirma que a pesquisa de Paulo se revela bastante promissora para a área, especialmente para residentes e oftalmologistas em reciclagem.

“O refratômetro é, basicamente, o aparelho colocado na frente dos olhos do paciente durante a consulta. A retinoscopia quantifica, de maneira aproximada, o erro refracional por miopia, hipermetropia e astigmatismo do paciente. O resultado obtido é usado como um parâmetro na definição final do grau do paciente e da necessidade ou não do uso de lentes corretivas”, explica Irochima.

*Disponibilização no mercado*
Patenteado com recursos próprios sob a numeração BR 10 2022 013367 0, o pesquisador agora busca apoio para a produção do Simulador de Retinoscopia, barateando a produção e a disponibilização ao mercado.

“Já estou em busca de patrocínio da iniciativa pública e privada para custeios. Assim, avançaremos contribuindo com a saúde oftalmológica de muitas pessoas”, frisa o pesquisador.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Pesquisadores potiguares desenvolvem aparelho que substitui olho humano em exames oftalmológicos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Mais um escândalo no governo Fátima Bezerra

  2. 2

    O PT não é submisso: fora Jaime e Zenaide da direção petista!

  3. 3

    Moraes suspende decisão do Governo e do Congresso e mostra que manda no Brasil

  4. 4

    Ataque hacker bilionário deixa clientes de bancos sem acesso ao Pix

  5. 5

    Selic a 15% e impostos mais altos provocam calote e crise no Banco do Brasil

banner-facex-mobile.png