Está nas manchetes dos principais jornais do Brasil, como CNN Brasil e Folha de São Paulo: o presidente Lula foi vaiado por prefeitos na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília. As vaias ocorreram em pelo menos três oportunidades, mas se sobressaiu muito aos aplausos quando o presidente falava da construção de casas populares - veja no vídeo abaixo:
Segundo a CNN Brasil, o evento reuniu cerca de 12 mil gestores públicos, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. As vaias começaram logo quando o presidente foi anunciado pelo cerimonial, mas foram abafadas pelos aplausos. Depois, Lula disse que atende a todos os prefeitos, independentemente dos partidos dos políticos. Nesse momento, o petista foi vaiado e aplaudido mais uma vez.
Em dado momento, inclusive, é possível perceber que Lula falou e bateu palmas, como se estivesse incentivando aplausos para tentar mitigar o peso das vaias. Nesse momento, a transmissão filma a plateia e é possível ver pessoas em pé aplaudindo, no estilo dos antigos "animadores de auditório".
Essa não é a primeira vez que o petista é vaiado por gestores públicos. No ano passado, na edição anterior da Marcha dos Prefeitos, Lula também foi recebido com reações negativas dos presentes. Na ocasião, ele também recebeu aplausos e gritos de apoio.