Rosas di Maria 2
Aumento do IOF: Associação reclama que Lula rompeu acordo de Bolsonaro
economia

Aumento do IOF: Associação reclama que Lula rompeu acordo de Bolsonaro

A Abracam (Associação Brasileira de Câmbio), que representa os maiores bancos e principais instituições do mercado cambial, reclamou do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um compromisso assumido durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a associação, a "medida rompe o compromisso assumido em 2022 de reduzir gradualmente o IOF câmbio até sua eliminação em 2029", uma mudança que cria "descontinuidade de políticas públicas.
Na semana passada, o governo do presidente Lula (PT) elevou o IOF em diversas transações internacionais. A alíquota foi aumentada de 1,1% para 3,5% na compra de moeda estrangeira em espécie e em transferências internacionais não destinadas a investimentos.

O mesmo percentual passou a incidir sobre saques e compras no exterior com cartão de crédito, além do carregamento de cartões pré-pagos e cheques de viagem.

"Isso compromete a credibilidade do país e afasta o Brasil das melhores práticas internacionais, recomendadas pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que orientam evitar a configuração de câmbio múltiplo, regime incompatível com o modelo brasileiro de câmbio flutuante e único", disse Kelly Massaro, presidente da Abracam.

A executiva considera que o distanciamento do Brasil desse processo de alinhamento internacional traz consequências.

"Reduz a atratividade para novos investimentos devido ao aumento de custos e riscos regulatórios, limita a participação do Brasil na definição de normas globais, cria barreiras ao comércio exterior e dificulta o acesso a mercados financeiros."

Painel S.A. - Folha de São Paulo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Aumento do IOF: Associação reclama que Lula rompeu acordo de Bolsonaro"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    URGENTE: Padaria Bonfim é alvo de operação contra esquema de sonegação fiscal

  2. 2

    URGENTE: Terça-feira começa com Receita Federal em condomínio de luxo, em Natal

  3. 3

    'Virgínia de Natal': Saiba quem foi a influenciadora presa na operação da polícia contra esquema do Tigrinho

  4. 4

    "Operação Sócio de Papel": Polícia Civil desarticula esquema de quase R$ 5 milhões em fraudes fiscais no setor de panificação em Natal

  5. 5

    Parabéns: Samanda trai o PT e vota a favor do povo de Natal

FACEX BANNER MOBILE