O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende esperar o clima arrefecer junto ao Congresso Nacional para, então, procurar os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para uma conversa.
A notícia é da CNN Brasil. Após a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), e uma consequente derrota ao governo, Lula enviou emissários para conversar com os presidentes do Legislativo e buscar distensionar a relação entre os Poderes.
Hugo disse a aliados do presidente que a derrubada do decreto, pelo Congresso, não se tratava de uma questão jurídica, mas política, em contrariedade à decisão de levar o debate ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Líderes consultados pela CNN afirmam não terem sido avisados sobre a decisão final de Lula de ingressar no Supremo, nesta terça (1º).
Antes de oficializar o ingresso no Supremo, parlamentares minimizavam o risco sobre a relação política entre os Poderes. Enquanto isso, o Executivo defendia separar as duas frentes de batalha: política e jurídica.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, tem feito o diálogo com lideranças no Congresso, ainda sob um clima de incerteza sobre qual será a reação dos congressistas a partir de agora, já que o governo recorreu contra a decisão do Congresso sobre o IOF junto ao STF.