A Embaixada dos Estados Unidos endossou em nota divulgada nesta quarta-feira a declaração em que o presidente do país, Donald Trump , criticou a atuação do Judiciário brasileiro em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A notícia é destaque no jornal O Globo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após este defensor Jair Bolsonaro e atacar as instituições judiciais brasileiras . Além de emitir um comunicado oficial, ele também comentou sobre o caso no encerramento do Brics, no Rio de Janeiro.
Em nota oficial, Lula afirmou: “A defesa da democracia no Brasil é uma responsabilidade dos brasileiros. Somos um país soberano e não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei — sobretudo aqueles que tentam contra a liberdade e o Estado de Direito.”
No Rio de Janeiro, Lula disse para Trump dar “palpite na sua vida”: "Não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Tenho coisas mais importantes para comentar sobre isso. Esse país tem leis, regras e um dono chamado povo brasileiro, portanto dê palpite na sua vida, e não na nossa", declarou.