O número de corridas de rua noturnas no Brasil no primeiro semestre deste ano já supera todo o montante de 2024, revela mapeamento da Ticket Sports, principal plataforma de eventos esportivos do país. Só em 2025 foram realizadas 111 provas, ante 97 concluídas ao longo do ano passado inteiro.
O disparo na procura indica uma tendência: os corredores querem não só menos sol na cabeça, mas também uma vivência diferente com um clima festivo.
“O crescimento das corridas noturnas no Brasil está fortemente associado à busca por temperaturas mais amenas e experiências sensoriais únicas, com música, luzes e ambientações temáticas que transformam a prova em um programa que vai além da performance esportiva”, avalia Gabriela Donatello, head de Marketing da Ticket Sports.
Exemplos de eventos bem-sucedidos e com essa proposta são o Tricolor Run Night e o Harry Potter Run Fun, ambos realizados na capital paulista. A primeira engaja torcedores do São Paulo Futebol Clube, enquanto a segunda atrai fãs dos livros e filmes do jovem bruxo.
Os instrutores físicos, contudo, indicam alguns cuidados extras a quem vai se aventurar numa corrida noturna. “É preciso redobrar a atenção com a segurança, já que a visibilidade é reduzida e o risco de acidentes pode aumentar”, ilustra Donatello.
Outras recomendações, um tanto clássicas, incluem preparar-se com treinos adequados para a empreitada em si, manter a hidratação durante a prova (mesmo sem sensação de sede) e priorizar uma alimentação leve antes da largada.
A depender das condições climáticas, alguns acessórios a mais são de grande valia. Viseira e casaco impermeável podem ajudar, por exemplo, em caso de chuva intensa.
VEJA