BANNER---SITE---GUST-NEGR---400x400px---INSTITU---TORRE-FORTE-2.jpg
DAVI ALCOLUMBRE E LULA | SÉRGIO LIMA/PODER 360
politica

Alcolumbre aciona ‘modo Lula’ e negocia até o impossível para tentar reeleição no comando do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), acionou o “modo Lula” na tentativa de ser reeleito para o comando da Casa na votação marcada para fevereiro, quando começa a nova legislatura. Na busca de votos, ele começou até a “negociar o impossível” e também alardeou o apoio de lideranças que sequer votam no pleito.

Antes mesmo do final do segundo turno, para atrair a oposição e fragmentar o Partido Liberal (PL), Alcolumbre passou a ventilar nos bastidores o compromisso de destravar a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e abriu espaço para debater um eventual indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador tem argumentado a interlocutores que busca a pacificação do País para “virar a página” da tensão permanente entre Lula, Bolsonaros e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Essas tratativas, contudo, esbarram em barreiras consideradas intransponíveis, principalmente depois da derrota e da fuga do presidenciável do PL, o senador Flávio Bolsonaro.

A concessão de indulto, por exemplo, é prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. Além disso, na condenação dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro, a decisão deixou claro que a medida estava vetada. Na outra frente, as propostas de anistia sofrem forte resistência no STF e no próprio governo — ou seja, mesmo se avançarem no Congresso, serão derrubadas posteriormente.

Para completar, esses acenos não sensibilizaram o núcleo bolsonarista raiz, que mantém restrições ao nome do senador e diz que Davi Alcolumbre não cumpriu acordos com eles nos últimos quatro anos. O presidente do Senado, embora esteja interagindo com congressistas de diversos espectros políticos, segundo apurou a Coluna do Estadão, ele ainda não conversou com a ala radical do PL e tem admitido a interlocutores que não há articulação fechada sobre os temas.

Além disso, a fuga de Flávio, seguida de uma carta de teor golpista, minou a possibilidade de avanço com essas pautas.

Como antecipou a Coluna do Estado, a única negociação considerada viável, no momento, e que deve avançar no STF para abrir algum diálogo pacificador, é o julgamento da lei da dosimetria, que reduz as penas excessivas aplicadas aos condenados do 8 de janeiro.

Aliados sem voto
Após o resultado do segundo turno, Davi Alcolumbre recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua reeleição no comando do Senado. O congressista também anunciou que será apoiado pela federação União-PP, com base na manifestação dos presidentes dos dois partidos, Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda.

Na prática, contudo, ambos não poderão votar no presidente do Senado: Ciro não foi reeleito senador e Rueda é deputado.

Paralelamente, Alcolumbre já abriu negociações focadas no loteamento de espaços legislativos. Desde literalmente espaço físico- com a distribuição dos melhores gabinetes -, ao compromisso de entrega de relatorias e comissões, como as do Orçamento de 2027.

Estadão

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png Banner_Iluminacao_400x400px.gif 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 320 x 100px.png BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Alcolumbre aciona ‘modo Lula’ e negocia até o impossível para tentar reeleição no comando do Senado"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Quem ganha espaço na direita após Flávio Bolsonaro ir para os EUA

  2. 2

    Incêndio de grandes proporções na Zona Norte de Natal

  3. 3

    Moraes e Alcolumbre celebraram vitória de Lula em almoço reservado

  4. 4

    O que pode acontecer com Flávio Bolsonaro nos EUA se democratas conquistarem maioria no Congresso?

  5. 5

    [VÍDEO] Ladrões invadem estabelecimento na Ceasa durante o domingo e causam prejuízo a comerciante

360x96 Campanha facex.png