Presidente da Comissão de Saúde da ALRN, a deputada Cristiane Dantas (SDD) voltou a chamar a atenção para o sistema Regula RN. Foi durante a sessão plenária desta quinta-feira (8) no plenário da Casa. A parlamentar citou casos de pacientes que passam por longa espera para cirurgias e exames.
"Muitos pacientes esperam anos e quando vem surgir alguma vaga no sistema, alguns já têm até falecido. Não são casos isolados, são recorrentes e relativos a vários tipos de cirurgia e exames diferentes e a população termina sofrendo as mais graves consequências e o estado de saúde se agravando", disse.
A parlamentar citou o caso de um paciente cirúrgico de Monte Alegre, que desde 2020 tenta ser atendido para a retirada de um nódulo. Cristiane Dantas relatou que o paciente procurou a assessoria jurídica do seu mandato para mover ação judicial diante da gravidade do caso e mesmo assim ainda não foi atendido.
O Regula RN foi implantado durante a pandemia de Covid-19, como Regula Covid, para regulação de leitos da rede pública de saúde, a fim de otimizar o acesso dos pacientes aos serviços hospitalares e de lá para cá foi sendo aprimorado. Foi pauta, esta semana, para audiência pública da Comissão de Saúde.
"Os problemas existem e a Sesap precisa tirar essa venda dos olhos, pois não são casos isolados, são recorrentes e de vários tipos. Precisamos preparar os hospitais para que façam cirurgias de todas as especialidades, pois muitas vezes o sistema envia o paciente para ser cirurgiado numa região distante da sua", frisou Cristiane.