Uma manhã diferente, com atividades práticas e lúdicas, uma exposição sobre biodiversidade e até uma oficina de produção de mudas de acerola. Entre os convidados, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, público prioritário da “Vivência Ecológica Inclusiva”, promovida pelo Comitê Municipal de Conscientização e Inclusão do Autismo, da Prefeitura de Natal. A ação aconteceu na manhã desta terça, no Espaço Natal Sustentável (Viveiro Municipal), no bairro do Alecrim.
A educação ambiental foi o foco central do evento. Os participantes ouviram pequenas palestras, acompanharam a exposição “Caixa de Insetos” sobre biodiversidade, e ainda produziram mudas para o Viveiro Municipal. “Muitos de nós, pessoas com deficiência, temos dificuldade de respiração em algum nível, por causa de algum órgão comprometido. A cada muda que a gente planta, vamos respirar melhor. É muito importante, especialmente para as PCDs, uma cidade com mais árvores e mais sombras”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef, associação que participou do evento.
“A prefeitura tem demonstrado, em várias ações, a preocupação em incluir as pessoas com deficiência na sociedade. Muitas crianças, e até adultos que estão aqui, jamais tinha participado de um evento como esse. E hoje contamos com acompanhamento de equipe multiprofissional, materiais táteis e apoio à comunicação alternativa. Tudo isso garantiu a participação efetiva de todos”, diz o vereador de Natal, Tércio Tinoco.