Rosas di Maria 2
politica

Ministro do STF dá 48h para presidente da Câmara explicar urgência em votação do novo Código Eleitoral

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli estabeleceu na noite dessa 3ª feira (31.ago.2021) prazo de 48 horas para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), explique o regime de urgência na tramitação do PL (projeto de lei) do novo Código Eleitorall.

Toffoli é o relator de mandado de segurança protocolado no STF por um grupo de deputados e senadores. Eles querem impedir a votação do PL, que deve ocorrer na 5ª feira (2.set). Leia a íntegra (792 KB) do pedido.

A Câmara aprovou nessa 3ª feira (31.ago) o requerimento de urgência para acelerar a votação do novo Código Eleitoral. Assim, o projeto não precisa passar pelas comissões da Casa –permitindo votação na 5ª (2.set).

O grupo de congressistas afirmou no pedido ao Supremo que é necessário que o Código Eleitoral seja analisado em comissão. Os signatários pedem a anulação do recebimento do requerimento de urgência pela direção da Câmara, além de “todos os trâmites legislativos subsequentes e dela decorrentes”.

Só valem para 2022 as mudanças no Código Eleitoral que estiverem em vigor pelo menos 1 anos antes das Eleições. O 1º turno está marcado para 2 de outubro do próximo ano.

Além do aval da Câmara, o PL deve ser aprovado pelo Senado e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O texto em análise no Congresso compila as regras eleitorais atuais em um único projeto e faz alterações importantes nas regras. Por exemplo: ressuscita a propaganda partidária na TV, estende a fidelidade partidária a ocupantes de cargos no Executivo, permite federações partidárias e altera a forma de prestação de contas dos partidos.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Ministro do STF dá 48h para presidente da Câmara explicar urgência em votação do novo Código Eleitoral"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Natal: Arenga na igreja Santa Teresinha

  2. 2

    Escândalo: Mesma empresa que vendeu Chromebooks por R$ 1,5 mil "para" Styvenson, alugou aparelhos por R$ 2,3 mil para Governo

  3. 3

    Como inaugurar um cano da melhor forma! Sem obra, vale tudo para Fátima Bezerra

  4. 4

    A declaração do goleiro do Bayern que tirou do sério os flamenguistas

  5. 5

    [VIDEO] Pressão aumenta contra Governo: Neilton divulga vídeo em apoio aos PMs e Bombeiros no retorno das promoções

FACEX BANNER MOBILE