Rosas di Maria 2
Leão 14 papa
cidades

Editorial Folha de São Paulo: Leão 14 lida com a doença antes de consolidar seu papado

Eleito papa em maio de 2025, Robert Prevost trouxe para a Santa Sé uma vitalidade inaudita entre pontífices desde que João Paulo 2º começou seu calvário público, nos anos 1990. Tanto Bento 16, que renunciou devido à idade, quanto Francisco exsudavam fragilidade.

Praticante de tênis, sem histórico de problemas sérios de saúde e com meros 69 anos ao assumir, o primeiro papa americano parecia iniciar uma caminhada longa para consolidar seu trabalho à frente do Vaticano.

A notícia de que precisaria remover um nódulo do pulmão e o subsequente diagnóstico de câncer, assim, causaram consternação entre o 1,4 bilhão de católicos e entre os que veem no agora papa Leão 14 uma força promissora na arena global.

Neste ano e meio, o papa assumiu uma voz firme contra o populismo que grassa em escala planetária e foi crítico das políticas do americano Donald Trump.

Rejeitou o tratamento desumano a imigrantes, a guerra no Irã, a expansão de gastos militares. De forma mais ampla, disse que conceitos da extrema direita são incompatíveis com o cristianismo.

Na doutrina, promove um ajuste no equilíbrio de forças internas na Igreja, evitando o progressismo desabrido do antecessor.

Se não comanda mais divisões, como ironizou Josef Stálin em 1935, Prevost conhece o poder da instituição que lidera, assim como testemunharam sucessores do ditador soviético ante o papel do polonês João Paulo 2º no desmantelamento do comunismo no Leste Europeu.

Para estruturar seu governo, o papa precisa de aliados. Ele ainda não teve a oportunidade de criar cardeais, esperando o número de integrantes do colegiado máximo da Igreja baixar do teto presumido de 120 eleitores com menos de 80 anos.

Cada pontífice busca um Colégio Cardinalício próximo de seu pensamento, e Leão 14 não começou seu desenho. Agora, a necessidade de dedicar-se a um tratamento de saúde potencialmente debilitante coloca uma interrogação sobre o futuro imediato.

Prevost tem 71 anos e é vigoroso. A depender da evolução de seu quadro, algo sujeito a inúmeras variáveis, tudo sugere que ele possa se recuperar plenamente —mas talvez não a ponto de realizar a viagem à América Latina prevista para novembro.

Por ora, o caso deixou uma notável marca: a transparência. Leão 14 divulgou a cirurgia em audiência pública e, logo após a intervenção na terça (13), o boletim do hospital já qualificava o tumor como adenocarcinoma pulmonar, sem eufemismos.

Editorial Folha de São Paulo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 320 x 100px.png BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Editorial Folha de São Paulo: Leão 14 lida com a doença antes de consolidar seu papado"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    O plano para salvar Alexandre de Moraes se Flávio Bolsonaro ganhar a eleição

  2. 2

    A ligação de Lula para Cleitinho

  3. 3

    Editorial Estadão: A orgia eleitoral de Lula

  4. 4

    A ministra do TSE que será rifada num governo de Flávio Bolsonaro

  5. 5

    Potiguar é encontrado morto na Turquia antes de ser deportado

360x96 Campanha facex.png