BANNER---SITE---GUST-NEGR---400x400px---INSTITU---TORRE-FORTE-2.jpg
Prefeito Jaime Calado São Gonçalo do Amarante UNESCO
politica

Prefeito Jaime Calado apresenta São Gonçalo do Amarante como candidata a Cidade MIL Piloto em reunião internacional da UNESCO

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou, na manhã desta terça-feira (3), de uma reunião virtual do projeto Cidades MIL, iniciativa vinculada à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Durante o encontro, que reuniu membros e parceiros da UNESCO MIL Alliance, o gestor apresentou as potencialidades do município e reafirmou o interesse de São Gonçalo do Amarante em se tornar uma Cidade MIL Piloto.

Em sua participação, Jaime Calado destacou a riqueza cultural do município, reconhecido como berço da cultura popular potiguar, e defendeu a integração entre tradição, inovação tecnológica e inclusão social como caminho para o desenvolvimento sustentável. “Não queremos apenas preservar o nosso passado. Queremos garantir que o nosso povo seja protagonista do nosso futuro. Acreditamos que uma cidade inteligente de verdade é aquela que não deixa ninguém para trás”, afirmou o prefeito.

O projeto Cidades MIL (Media and Information Literacy Cities) propõe a construção de cidades mais inclusivas e participativas por meio do letramento midiático e informacional, estimulando a capacidade dos cidadãos de acessar, analisar, produzir e utilizar informações de maneira crítica, ética e responsável.

Durante a apresentação, o prefeito ressaltou as características que tornam São Gonçalo do Amarante um município com potencial para integrar a iniciativa internacional. Entre elas, a presença do Aeroporto Internacional, importante equipamento logístico e econômico, e a preservação de manifestações culturais centenárias, representadas por personalidades como Dona Militana, referência da tradição oral e da cultura popular brasileira.

Jaime Calado também destacou os investimentos da gestão municipal na inclusão digital das escolas e a importância de utilizar as novas tecnologias para fortalecer a educação, combater a desinformação, estimular o empreendedorismo e ampliar a divulgação do patrimônio cultural são-gonçalense. “Nosso objetivo é que o cidadão de São Gonçalo não seja apenas um consumidor passivo de tecnologia, mas um criador ativo, capaz de usar a informação para gerar emprego, proteger seu patrimônio e participar das decisões da cidade”, enfatizou.

O prefeito reconheceu ainda o trabalho dos pontos focais Horácio Betcel e Efrain Pantaleón, responsáveis pela articulação e estruturação da proposta, com base na metodologia desenvolvida pelo professor doutor Felipe Chibás-Ortiz no Centro Internacional de Desenvolvimento de Cidades MIL da Universidade de São Paulo (CIIDCMIL-USP), que orienta a aplicação de indicadores internacionais de letramento midiático e informacional.

A participação no encontro representa mais um passo na articulação de São Gonçalo do Amarante para integrar a rede internacional de Cidades MIL, aproximando o município de experiências e práticas globais voltadas à educação, à cidadania digital e à inovação.

Ao encerrar sua participação, Jaime Calado reafirmou o compromisso da gestão municipal com uma cidade que valoriza suas raízes históricas, mas também prepara sua população para os desafios da transformação digital. “Estamos prontos para aprender com a rede global, aplicar os indicadores das Cidades MIL e provar que cultura, inclusão e tecnologia caminham juntas”, concluiu.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png Banner_Iluminacao_400x400px.gif 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 320 x 100px.png BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Prefeito Jaime Calado apresenta São Gonçalo do Amarante como candidata a Cidade MIL Piloto em reunião internacional da UNESCO"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    A teoria do secretariado e a prática da equipe de transição

  2. 2

    O desejo de Cadu para Mineiro

  3. 3

    [VÍDEO] Ladrões invadem estabelecimento na Ceasa durante o domingo e causam prejuízo a comerciante

  4. 4

    Incêndio de grandes proporções na Zona Norte de Natal

  5. 5

    O que pode acontecer com Flávio Bolsonaro nos EUA se democratas conquistarem maioria no Congresso?

360x96 Campanha facex.png