O presidente Lula criticou, nesta quarta-feira (15), o fim do imposto sindical, extinto com a reforma trabalhista de 2017. A declaração foi feita durante encontro com centrais sindicais, no Palácio do Planalto, para a entrega da Pauta da Classe Trabalhadora.
“Eles fizeram com vocês o que nós queremos fazer com o crime organizado. Se a gente quer acabar com o crime organizado, temos que asfixiar a economia deles. E eles trataram o sindicato assim: ‘Vamos asfixiá-los, deixá-los sem dinheiro’”, declarou.
Lula completou: “Os empresários não foram asfixiá-los. Eles têm o Sistema S, continuam fazendo o que sempre fizeram”.
O imposto sindical era um valor anual pago pelos trabalhadores. Ele correspondia a 1 dia de trabalho, sem horas extras.
Além de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência da República) e José Guimarães (Secretaria de Relações Institucionais) participaram do encontro com 36 representantes de centrais sindicais.
PODER 360