O boi bumbá Garantido é o campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema "Boi do Povo, Boi do Povão", o Garantido conquistou seu 33º título da história após um hiato de seis anos.
O festival ocorreu entre os dias 27 e 29 de junho no Bumbódromo, em Parintins, no Amazonas. A apuração foi realizada nesta segunda-feira (30).
Durante as três noites de festival, os bois Caprichoso e Garantido apresentaram seus desfiles com música, dança, lendas amazônicas, alegorias e elementos das culturas indígena e afro-brasileira.
O Garantido tem como cunhã-poranga a ex-BBB Isabelle Nogueira. Outros torcedores famosos do boi vermelho e branco são Fafá de Belém, Ana Maria Braga, Thelma Assis e Ana Clara Lima.
Na primeira noite de desfile, na sexta (27), o boi homenageou Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva que teve sua luta por justiça retratada no filme "Ainda Estou Aqui". Ela foi representada pelo neto Chico Paiva no festival.
"Recebo a homenagem em nome de minha avó e de minha família pela luta pelos direitos dos povos indígenas que a minha avó teve na formação da nossa Constituição. É um orgulho e uma honra enorme para a nossa família. A gente vê que a luta da minha avó ainda está reverberando e servindo de combustível para outras lutas", afirmou Chico.
No desfile de sábado (28), o tema foi "Garantido, Patrimônio do Povo" e no domingo (29), a agremiação encerrou com o tema "Garantido, Boi do Brasil".
Em entrevista à rede Amazônica, afiliada da Globo, o presidente do boi vencedor, Fred Góes, afirmou: "O mais importante de tudo isso é que eu falei muito que o Garantido, a partir desse festival, seria o foco, seria o farol que vai mudar o rumo do festival. O Garantido é campeão pelo que ele fez, o Garantido mudou a dinâmica do espetáculo."
F5 - Folha de São Paulo